Luciana Costa e Silva
Página inicial

Luciana Costa e Silva - Mezzo soprano

Biografia

Luciana Costa et Silva é formada em canto lírico pela Uni-Rio, na classe da Professora Eliane Sampaio. Premiada com a bolsa de estudos da Capes- Programa Apartes, tirou título de Mestrado em Performance pela Guildhall School of Music and Drama. Posteriormente especializou-se em ópera na Royal Scottish Academy of Music and Drama, com o patrocínio da bolsa de estudos RSAMD Endowment Trust. No mesmo ano, frequentou o curso de ópera da Nexus Opera, em Londres, com o auxílio da bolsa de estudos da Fundação Vitae. Em 2005 e 2006 Luciana esteve na cidade de Trier e Weimer aperfeiçoando-se com os Professores Michael Rhodes e Mario Hoff. Foi selecionada pela Samling Foundation à participar de uma semana de Masterclass com professores e artistas renomados da cena lírica mundial. Vencedora dos concursos de Canto: Amália Conde, no Rio de Janeiro; Academia Vocalis Tirolensis, em Wörgl; The Margret Dick Award, em Glasgow.

Apresentou-se no XIV Festival Internacional de Sarrebourg, na França. Já atuou com os seguintes maestros: Ligia Amadio, Guilherme Bernstein, André Cardoso, Christian Curning, Timothy Dean, Jurgen Degeler, Roberto Duarte, Marcelo Fagerlande, Marlis Gotz-Bernet, Roberto Minczuk, Júlio Moretsohn, Ricardo Rocha, Charles Roussin, Guillermo Scarabino, Manfredo Schmiedt, Silvio Viegas, Tobias Volkmann e outros. Em ópera, cantou: Feiticeira, em Dido & Aeneas, de Purcell; Mensageira, em L’Orfeo, de Monteverdi; Cherubino, em Le Nozze di Figaro, de Mozart; Segunda Dama, em Die Zauberflute, de Mozart; Inês, em Il Trovatore, de Verdi; Hermia, em A Midsummer Night’s Dream, de Britten; Sertaneja e Íris, em Chagas, de Silvio Barbato e Alexandre Schubert.

Luciana também gravou a Missa Pastoril e Matinas de Natal do Padre José Maurício, Responsórios para Ofício de Sexta-feira Santa de Antonio dos Santos Cunha, Missa Brevis e Sancta Maria Mater Dei de Mozart com o Atelier Vocal et Intrumental de Sarrebourg, sob regência de Jean-Frank Anselm, em Sarrebourg; Matinas de Sábado Santo de Emerico Lobo de Mesquita, juntamente com o Conjunto Calíope, regido por Júlio Moretzohn, no Rio de Janeiro; e Modinhas Imperiais  para  a série de CD Comemorativo “Chegada da Família Real - III”, com a direção musical de Marcelo Fagerlande.

Luciana cantou na reabertura do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, ao lado da soprano Chiara Taigi, com o coro e orquestra da casa, sob regência do maestro Roberto Minczuk.

Em 2010 cantou o Pagem em Rigoletto de Verdi no Teatro São Pedro de São Paulo

 

Fotos

Luciana Costa