Juremir Vieira
Página inicial

Juremir Vieira - Tenor

Biografia e repertório

Nascido em Porto Alegre, Brasil, ele estudou na Escola de Música da Orquestra Sinfônica de sua cidade, com Lory Keller, de 1989 até 1993. O seu primeiro papel foi Borsa, em Rigoletto, de Verdi (1989). A partir daí ele cantou em diversas produções operísticas, tais como Cosi Fan Tutte, de Mozart e La Bohème, de Puccini, além de vários oratórios de compositores como Beethoven, Gounod, Mendelsson, Mozart, Saint Saens, Vivaldi e Verdi.

Em 1992, ele ganhou o Concurso para Jovens Solistas, em Porto Alegre, e o 1° Concurso Nacional de Canto Carlos Gomes, na Escola de Musica do Rio de Janeiro.

Logo após, Juremir começou a cantar nas mais importantes cidades brasileiras Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte), regido, entre outros, por David Machado, Julio Medaglia, John Neschling, Roberto Tibiriçá, Isaac Karabtchevsky, Osvaldo Colarusso, Aylton Escobar, Henrique Morelembaum e Luiz Malheiro. Os seus Pinkerton (M. Butterfly, de Puccini), em 1994, e Liensky (E. Onegin, de Tchaikovsky), em 1995, ambos em São Paulo, foram um fantástico sucesso de crítica e público. Em 1995, ele foi um dos vencedores do 5° Concurso Internacional de Canto Luciano Pavarotti, na Academia de Música da Philadephia, Estados Unidos, onde, como parte da premiação, cantou dgardo, em Lucia di Lammermoor, de Donizetti e Cavaradossi, na Tosca de Puccini.

Na Europa, Juremir cantou em várias cidades da Suíça e Holanda, em Brugge (Bélgica), Klosterneuburg (Áustria), Potier (França), Ravenna (Itália) e Dublin (Irlanda). Fez concertos em Frankfurt (Alemanha), na Sala da Philarmônica em Berlin (Alemanha) e no Sava Center em Belgrado (Sérbia).

Cantou também S. Boccanegra, de Verdi e Tosca em Bucareste (Romênia). Na Itália cantou um concerto em Parma( 1999), Luisa Miller, de Verdi, em Como e Padova (2001) e Rigoletto, em Palermo (2001). Na Alemanha, onde mais vezes esteve, participou de várias produções em cidades como Freiburg (debut em Macbeth, de Verdi), Augsburg, Karlsruhe, Mannheim e Bremen, onde seu Calaf, em Turandot, de Puccini, foi um grande sucesso.

Como cantor fixo na Cia de ópera do Teatro de St Gallen, Suíça (1996-2010), interpretou diversos papéis em muitas óperas de onde podemos destacar: Norma, de bellini; Carmen, de Bizet; Attila, Alzira, Ernani, Giovanna D`arco, Nabucco e La Traviata, de Verdi; Cavaleria Rusticana, de Mascagni; Werther, de Massenet; Contos de Hoffmann, de Offenbach; Bohème, Butterfly e Turandot, de Puccini; E. Onegin, Jolante e Dama de Espadas, de Tchaikovsky e Zwerg, de Ziemlinsky.

Seu último debut foi Manrico, no Trovador, de Verdi, no Rio de Janeiro.

Repertório

Ópera
BELIINI Norma
BIZET Carmen
DONIZETTI Lucia dt Lammermoor
GOMES Colombo
Condor
Fosca
Guarany
MASSENET Werther
MASCAGNI Cavalleria rusticana
OFFENBACH Os Contos de Hoffmann
PUCCINI La Bohème
Madama Butterfly
Tosca
Turandot
STRAUSS Rosenkavalier
TCHAIKOVSKY Eugene Onegin
Jolante
Dama de Espadas
VERDI Aida
Alzira
Attila
Don Carlo
Ernani
Giovanna D`arco
Luisa Miller
Macbeth
Nabucco
Rigoletto
Simon Boccanegra
Traviata
ZEMLINSKY Zwerg
Concerto
BEETHOVEN 9th Symphony
DVOTAK Requiem
MENDELSSOHN 2nd Symphony
Lobgesang
MOZART Requiem
RAMIREZ Missa Criolla
VERDI Requiem
 

Fotos

Juremir Vieira Juremir Vieira Juremir Vieira