Página inicial

Gilda Oswaldo Cruz - Piano

Biografia

Nascida no Rio de Janeiro, iniciou-se no piano aos nove anos de idade, com Wilma Graça. Depois de estudar com Liddy Chiafarelli Mignone, licenciou-se pela Escola de Música da UFRJ, na classe de Arnaldo Estrella.

Aos vinte anos ingressou na Escola Superior de Música de Viena, Áustria, onde estudou com Hans Graf e Bruno Seidlhofer, obtendo com brilho o diploma de virtuosidade.

Primeiro prêmio no Concurso Internacional Elena Rombro-Stepanow, em Viena Áustria.

A sua carreira de concertista faz-se a partir da Catalunha, onde vive e trabalha desde 1984. Participa em Master Classes com Yiya Diaz, Arpad Bodo e Martin Hug. Gilda Oswaldo Cruz tem-se apresentado com sucesso em Barcelona, Madrid, Paris, Viena, Londres, Karlsruhe, Roma, Rio de Janeiro, São Paulo, Cairo, Aix-en Provence, e em muitas outras cidades europeias e brasileiras.

Ministrou cursos de interpretação musical na UNICAMP (Universidade de Campinas, São Paulo) e na Escola Superior de Música de Karlsruhe, Alemanha.

Membro da Associação de Intérpretes de Música Clássica da Catalunha, apresenta-se em duo com o violoncelista Josep Bassal, com o pianista Arpad Bodo e o percussionista suíço Martin Hug.

Recentemente apresentou-se no Festival de Verno de Begur, Catalunha, como solista, com a Orquestra de Câmara do Ampurdan sob a regência de Carles Coll.

Atuou também com o violoncelista Josep Bassal em Barcelona, Paris e Madrid e ofereceu um recital em Barcelona, onde apresentou em primeira audição na Espanha várias peças de Santoro, entre elas a Balada.

Os seus compromissos mais recentes ocorreram sob a forma de recitais no Festival de Verno de Peralada, Espanha, na sede de La Caixa, em Barcelona, na Ópera do Cairo e na Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.

Está a preparar um CD monográfico com música para piano de Claudio Santoro. Para apresentação desse disco estão previstos recitais na Espanha, nos Estados Unidos, em Portugal e no Brasil.